sábado, 23 de dezembro de 2017

Creatina

Hoje em dia já muitos de nós ouviu falar na creatina mas, não sabem bem o que é. Alguns até pensam que é um tipo de esteroides anabolizantes, outros simplesmente sabem que os culturistas usam para fazer crescer os musculos, e a maioria dos atletas utiliza para melhorar os ganhos.

Então o que é a creatina?
A creatina não é nada de extraordinário ou que faça milagres, na realidade nós consumimos creatina cada vez que comemos carnes, principalmente as vermelhas e sintetizamos também a partir do nosso corpo.

A creatina ajuda o corpo a fornecer energia aos músculos quando estes estão em extremo esforço, como por exemplo exercicios de musculação em alta intensidade.
No entanto para poder fornecer a quantidade de energia suficiente aos músculos quando estes contraem é necessário absorver pelo menos 5 gramas de creatina. Se o nosso fornecimento normal for apenas carnes, necessitariamos de comer mais de 1 KG de carne para poder obter uma quantidade idêntica a 5 gramas de creatina, ou então através de suplementação que é o mais usual.

Para que serve a creatina?
A creatina resulta, e há vários estudos efetuados por universidades e centros de estudos de suplementos sobre este produto, verificaram que há um aumento de força muscular e volume muscular quando se ingere uma quantidade até 5 gramas. Em testes realizados em atletas, verificaram que nos grupos que treinavam com a suplementação a base de creatina aumentaram entre 18% a 42% a sua força muscular e consequentemente, um aumento de volume muscular.

Um outro efeito é que a creatina aumenta a quantidade de água dentro do músculo, que lhe dá um maior volume.

No entanto há indicações de efeitos secundários na ingestão de creatina, uma delas é a disfunção renal, alterações hepaticas, diarreia, tonturas e aumento de peso.
No entanto o aumento de peso tende a ser devido ao aumento de ingestão calorica e portanto há um resultado que em certa forma pode ser considerada de época "bulk up".

Com tomar a creatina?
Há uma corrente de atletas que utiliza uma fase de carga de creatina, durante 5 dias, fazendo 4 tomas de creatina ao dia de 5 gramas cada toma, ou seja durante 5 dias tomam 20 gramas de creatina, após esses 5 dias, começam a tomar 5 gramas apenas por dia, num periodo de 1 mês.

Eu pessoalmente, fiz um periodo de creatina e sem duvida que aumentei tanto força como massa muscular.
Como em certas alturas não tive muito cuidado com a alimentação, devido a não poder fazer as minhas proprias refeições, aumentei também alguma massa gorda.

Muitos suplementos pre-workout têm na sua composição a volta de 3 a 5 gramas de creatina entre os seus compostos, o que é uma boa solução para quem quer tomar creatina.






Treino de pesos e halteres para principiantes

Se queres começar a treinar com pesos e halteres, mas não sabes por onde começar, este artigo é para ti. Vamos explicar-te os princípios bás...