quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Tipo de beleza Masculina-Plastica ou Atlética !

Na antiga Grécia dava-se valor a um corpo bem detalhado, proporcional e musculado. Era e é considerada o modelo de beleza ideal. Os gregos mostraram isso nas suas estátuas deixadas até hoje para que o mundo visse o ideal de beleza.

Os gregos davam muito importância não só a cultura geral como também a cultura do corpo, não é por acaso que foi nessa zona que foram criados os primeiros jogos olímpicos, em homenagem aos deuses do Olimpos. Estes deuses eram de forma humana e com corpos esbeltos e proporcionais.
Foram então criados padrões de beleza que mostrava como se devia ver um corpo proporcionado. 
Esses padrões seguiam certas metas de medidas dos vários membros do corpo. Assim para termos uma ideia, os braços deveriam de ter a mesma medida que os gémeos e o pescoço, a coxa devia de ter mais 20 cms que estes atrás mencionados, o peito devia de ter 3 vezes o tamanho dos braços, a cintura deveria ser sempre 2x o tamanho dos braços mais 5cms e claro com isto um peso ideal para estas medidas.
Dando aqui um exemplo rápido, um homem com 1,80m deveria de ter as seguintes medidas:


E assim se tinha criado um ideal de beleza que faria com que os atletas gregos tentassem sempre chegar a estes valores. 
Mais tarde veio a chamar-se beleza plástica e que ainda é utilizada nos nossos dias como medidas ideais.


A partir de 1940, o mundo começou uma revolução ao nível da cultura física, começaram a usar-se espaços próprios com pesos com barras e halteres para se treinar. Muito ainda num mundo muito obscuro e escondido, mas com o inicio de competições ao nível nacional nos EUA e Canadá.



Neste campeonatos eram mostrados os corpos em diversas posições de poses atléticas, onde mostravam o tamanho dos braços, do peito, das costas, abdominais e por aí a fora.

O Mr. America de 1940 foi ganho por John Grimek representado na foto acima e como tal inspiração para muitos futuros atletas de culturismo.
Nesta altura criou-se um novo padrão de beleza, chamada beleza atlética que tinha praticamente as mesmas proporções só que os tamanhos eram superiores.
Voltando ao nosso padrão de homem com 1,80m as medidas são as seguintes:


Assim com um novo padrão os atletas motivavam-se a aumentar e muitas vezes a ultrapassar estas medidas mas nunca de uma forma abismal.
Atletas como Steve Reeves e  Reg Park eram atletas que eram proporcionais tendo eles praticamente as mesmas medidas, no entanto um parecia mais atlético e outro mais musculado, mas como disse, tinham a mesma altura e as mesmas medidas.


Os dois atletas tinham 1,85m, tinham entre 47 e 48cm de braço, pescoço e gemeos,  entre 66 e 68cm de coxas e pesavam entre 100 a 106kgs.
Mais tarde, nos anos de 1960 vieram outros atletas, como Larry Scott, Sergio Oliva, Boyer Coe e outros tantos, com novos métodos de treino, nova ciência ao nível de suplementos e até ideologia.

O aumento da musculatura foi muito evidente mas mesmo assim notava-se uma certa proporcionalidade, e quando não havia proporção havia uma estética que levava a uma visão muscularidade absoluta, assim começaram a aparecer braços com 55cm mas com coxas de 70cm e gémeos com 45cm, algo desproporcionado mas dava um ar de enorme.

 Estou a lembrar-me do Arnold que na altura tinha uns gémeos muito fracos em relação ao restante corpo, conseguiu treinar para aumentar mas nunca ficaram proporcionais as restantes partes, assim como as coxas, no entanto ele foi e é idolatrado, continua a ser a minha inspiração do passado.

Sinceramente acho que depois dos anos de1990 o culturismo começou a evoluir para um extremo fora do que é considerado beleza, e passou a ser mais um grupo exclusivo de pessoas que sobre passam o razoável, esta é a minha opinião. Aceito quem não ache assim.
Basta olhar aqui nesta imagem e ver a estética do corpo do Arnold e do Ron Coleman e aperceber-se de qual se tem uma apreciação positiva. Culturistas como o Ronnie, devido aos suplementos químicos utilizados nesta nova época, antes eram usados apenas derivados de testosterona, drogas androgenicas, mas hoje há uma utilização de outras hormonas que podem fazer um desgaste nos orgão fora do vulgar, ao ponto de muitos culturistas parecerem estar gravidos...
Ao olharmos para o Arnold que consegue fazer uma pose com vacuo e o Ronnie não consegue nem encolher metade...
No entanto acho que com as competições de Men's Physique voltou-se a ir atrás da beleza estética e com isso poder-se acompanhar a evolução de alguns atletas  de novo a quererem chegar ao patamar da proporção estética.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Treino de pesos e halteres para principiantes

Se queres começar a treinar com pesos e halteres, mas não sabes por onde começar, este artigo é para ti. Vamos explicar-te os princípios bás...